Cronograma Capilar

Antes de mais,

FELIZ ANO NOVO!

Sei que já estamos há quase duas semanas em dois mil e dezasseis, mas eu ainda não tinha passado por aqui pra vos desejar um óptimo ano, nem sequer um feliz natal (que malvada que eu sou). Mas tudo passou, e agora estou eu aqui a planificar o nosso ano aqui no blog, e falando em plano eu decidi trazer o cronograma capilar, que nada mais é do que um plano que as pessoas fazem de acordo com as necessidades do cabelo.

Na minha opinião, o calendário deve ser actualizado mensalmente, e cada pessoa tem de ter o seu. Logo eu não vou dar calendários aqui, mas só alguns exemplos.

No calendário, além dos dias da semana, ele é constituído por 3 elementos:

  • Hidratação
  • Nutrição
  • Reconstrução

Apesar do Cronograma ser utilizado para suprir as necessidades do TEU cabelo, é mais aconselhável começar com o cronograma oficial (que eu chamo universal) e depois de sentir que o cabelo melhorou, podemos personalizar.

* cada etapa tem distancia de 48 horas.


Dicas para construir um cronograma pessoal

  • Se tens o cabelo oleoso, precisas de hidratação e não nutrição. Isso porque o cabelo já tem gordura natural e nutrição é a etapa onde fazemos os banhos de óleo e umectações.
  • Se tens o cabelo muito seco, precisas de mais nutrições, o motivo está aí em cima.
  • Todo cabelo precisa de fazer reconstrução pelo menos uma vez por mês, mas se o cabelo estiver muito danificado, a reconstrução deve ser feita de duas em duas semanas.

Produtos para cada etapa

Nutrição

Para essa etapa eu recomendo óleos/manteigas naturais, vou passar uma lista dos que eu mais gosto (por ordem Decrescente):
  • Óleo de Rícino (amooooooo!)
  • Manteiga de Karité
  • Óleo de Coco
  • Óleo de Argão
  • Manteiga de Abacate
  • Azeite / Óleo de Oliva
  • Óleo de Amêndoas
Entretanto, se forem oleos processados, devem ter na composição esses óleos ou Manteigas.

Hidratação

Aguá, vitaminas, ervas. Os produtos devem ter na sua composição:
  • Glicerina
  • Estrato de plantas (como aloe vera, oléo de babosa)
  • Vitaminas A, B, C ou/e D
Produtos naturais:
  • Mel
  • Agua de Coco
  • Iogurte natural
  • Maisena
  • Leite
  • Açúcar
  • Chocolate

Reconstrução

Tudo que termina com ina (hahaha, gelatina também vale, já falei aqui no blog)
  • Keratina
  • Glicerina
  • Arginina
  • Elastina
  • Colagéneo
  • Proteínas (de soja, de trigo, etc)

Meu Cronograma para de Janeiro (incompleto)


Incompleto porque não comecei no dia 1, logo falta a primeira semana de Janeiro né.
Porquê que eu fiz assim o meu cronograma? Porque o meu é bem seco, o que faz com que ele parta com facilidade e está danificado por causa dos alisamentos.
O que eu espero desse cronograma? Um cabelo mais forte, macio e brilhante :)


Acho que por agora é tudo, qualquer duvida me dê um sinal, beijos.